quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Denatran suspende 70% das vistorias veiculares em Manaus

Detran-AM não adotou formato eletrônico exigido pelo órgão há mais de dois anos.


Manaus - Cerca de 70% de todas as vistorias veiculares realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estão suspensas por tempo indeterminado, até que a Portaria nº 131/2008 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ignorada pelo órgão, seja obedecida. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a venda de veículos, a mudança de características do carro e a transferência de placas para outras unidades da federação estão entre os afetados pela suspensão.

"Infelizmente, o Detran-AM não se adequou à norma e agora precisaremos correr para adquirir os equipamentos e a certificação ISO 9001 exigida", disse.

Atualmente, o Detran-AM oferta 20 diferentes tipos de vistorias veiculares, entre elas a necessária no caso de perda de documentação do bem e rompimento de lacre da placa. No total, 13.500 vistorias são realizadas mensalmente pelo órgão, o equivalente a 450 por dia.

A estimativa do Detran-AM é de que todos os 500 funcionários do órgão precisem ser capacitados para obter a ISO 9001, assim como um investimento de mais de R$ 1 milhão para a compra de computadores, câmeras fotográficas e de vídeo. "Na próxima semana, uma equipe de técnicos do órgão viajará para Recife, São Paulo e Rio de Janeiro para observar como o processo é feito nesses Estados", informou.

Conforme a Portaria nº 1.334/2010, que estabelece os procedimentos para a prestação de serviços por Empresas Credenciadas para Vistoria (ECV), para emissão do Laudo de Vistoria Veicular, todos os três tipos de vistorias suspensos pelo Detran-AM, a partir desta terça-feira, deverão ser realizados de forma eletrônica.

Com o objetivo de evitar fraudes e a legalização de veículos roubados ou com motores adulterados, todos os carros submetidos à inspeção deverão ser filmados por câmeras especiais ao longo do processo. Ao mesmo tempo, outras câmeras deverão capturar imagens da placa, do número do chassi e do número do motor.

Todos os dados gravados durante as vistorias comporão o Sistema Nacional de Controle e Emissão do Certificado de Segurança Veicular e Vistorias (SISCSV).

O diretor-presidente esclarece que todas as vistorias manuais realizadas pelo órgão até o último dia 29 de julho são consideradas legais pelo Denatran, apesar da legislação nacional estar em vigor desde 2008.

Ainda segundo ele, a demanda por vistorias para a venda de veículos, mudança de características e transferência de placas para outros Estados ocupam o primeiro lugar na lista de demandas do Detran-AM. "É muito grande a demanda por estes tipos de vistorias. O equivalente a 70% de todas que realizamos", frisou.

Boatos
Sobre os boatos de que o serviço de vistorias veiculares no Amazonas estaria sendo privatizado, Feitoza explicou que a Portaria oferece esta possibilidade, mas não há nenhuma empresa cadastrada no Denatran, para prestar esse serviço até o momento.

Precisando do serviço de vistoria para transferir o carro quitado para o seu nome, o educador físico Augusto César Nunes, 39, é um dos usuários que precisarão esperar pela retomada das atividades suspensas pela entidade. "Estive no Detran-AM na última sexta-feira e fui informado por uma atendente que eu deveria vistoriar logo o carro, porque o serviço havia sido privatizado, a um custo de R$ 120", contou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário